Quem está no ramo de vendas sabe que a melhor maneira de fazer o cliente voltar até você e comprar novamente é dando a ele uma excelente experiência de consumo. Isso quer dizer que, além de vender o produto físico, você deve deixar claro o que ele tem de bom a oferecer, o que mais pode trazer de bom para seu cliente. Por exemplo: você está vendendo um vestido, mas além do tecido pode vender a ideia de deixar uma mulher elegante, bem vestida, de faze-la sentir mais auto-confiante e bonita. Além disso, tem coisas muito simples que todo mundo que tem um negócio, por menor que seja, pode fazer, como por exemplo, investir e melhorar o atendimento. Pensando nisso separamos sete dicas para oferecer aos clientes um atendimento de primeira e garantir que eles se encantem com o seu trabalho. As dicas foram dadas por uma rede americana de apoio ao consumidor e estão também no site do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Olha só:
- Seja Sincero: Se você errar, não adianta tentar enrolar o consumidor. Muitos deles vão até você bem informados e você deve estar preparado para isso. Se errar, admita o erro e diga que está tentando melhorar no ponto em que falhou. Sinceridade pode conquistar as pessoas!
- Troque de Lado: Trate seu cliente como você gosta de ser tratado. Nada de sub-julgar ou menosprezar nenhum cliente. Você deve saber que todos os seus esforços são para faze-lo se sentir bem. Experimente conhecer outros serviços parecidos com o seu, para saber como você gosta de ser tratado quando consumidor e trazer isso para seu trabalho.
- Ligue No Dia Seguinte: O pós-venda é muito importante para você construir um relacionamento sólido e fazer com que o cliente sempre prefira seu trabalho. Anote o nome, o número de telefone, e-mail, e entre em contato com ele para saber se gostou do que adquiriu, se vai ser o caso de trocar, se a roupa fez sucesso. Tudo isso faz com que as pessoas se sintam especiais e lembrem do seu trabalho.
- Surpreenda as Pessoas: Fazer o cliente amar sua loja e seu trabalho é garantia de que ele vai sempre te indicar e voltar até você. Você pode conseguir arrancar aquele "Uau!" do seu cliente, mandando cartões no aniversário dele, em datas como dia internacional da mulher, dia das mães, dia dos pais, natal, ou ligue avisando que tem novidades no estoque, chame para dar aquela conferida!
- Fale Com Eles: Olho no olho e atenção total! Tente ir criando uma ligação, uma porta de entrada com o cliente, para que ele veja que não é apenas uma "carteira aberta", mas uma pessoa importante. Cada cliente é único e deve ser tratado como tal!
- Mostre o que Faz: Transparência total! Essa é a ordem. Deixe seu cliente ver que você é engajado, mesmo que tenha funcionários, que gosta de estar próximo do seu negócio e que se importa com a maneira como está funcionando.
- Priorize o Cliente: Ele é a principal estrela! Deve ser sempre ouvido e focados neles devem estar todos seus esforços para melhorias. Nunca é demais investir para a comodidade do seu cliente, pois ele é o principal agente que vai espalhar seu bom trabalho.
Quer mais dicas sobre como crescer no segmento de venda de confecções? Entre em contato conosco e vamos ajudar você a ser um vendedor de sucesso!
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